Conheça um pouco mais da história da cidade de Bom Jardim no estado de Rio De Janeiro (RJ) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Bom Jardim - RJ
Os municípios da região de Bom Jardim tiveram a colonização influenciada por descendentes de alemães (Brust, Emerich, Erthal, Heckert, Miller, Shott), suíços (Ballonecker, Marchon, Bohrer, Marfurt, Bercot, Monnerat), franceses, portugueses e libaneses.
A ocupação das terras do atual município de Bom Jardim está diretamente ligada à ocupação das terras auríferas de Cantagalo.
Nos finais do século XVIII e no início do século XIX a Coroa Portuguesa passou a distribuir cartas de sesmarias na região a fim de promover a sua ocupação.
Várias sesmarias foram solicitadas nas margens do Rio Grande onde hoje se localiza o município de Bom Jardim.
Em 1819, já com a família Real do Brasil, foi instalada uma colônia suíça a apenas 4 léguas da atual sede do município.
Em 1824 uma colônia de alemães instalou-se no mesmo local.
Muitos desses colonos estabeleceram-se em terras pertencentes ao atual município de Bom Jardim.
Com o desenvolvimento da lavoura cafeeira na província fluminense, Cantagalo tornou-se um grande polo produtor e Bom Jardim beneficiou-se como rota de trânsito das tropas que transportavam o café para o Rio de Janeiro e, também passou a ser produtor de café.
A autonomia do município de Bom Jardim começou a ser delineada em 1857, quando a localidade de São José do Ribeirão (hoje 2º distrito de Bom Jardim), foi elevada à categoria de freguesia do município de Nova Friburgo.
Em 1875 foi inaugurado o ramal ferroviário até Bom Jardim.
Em torno da estação desenvolveu-se um povoado que em 1886 foi elevado à categoria de distrito policial do município de Cantagalo.
Bom Jardim (RJ).
Prefeitura.
Disponível em: http://www.
bomjardim.
rj.
gov.
br/?pagina=paginas_/historia.
html.
Acesso em: mar.
2019.