Conheça um pouco mais da história da cidade de Capela Nova no estado de Minas Gerais (MG) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Capela Nova - MG
CAPELA NOVA MINAS GERAIS HISTÓRICO: Os primitivos habitantes da micro-região dos Campos da Mantiqueira, onde situam-se as terras do município, foram os índios da tribo dos carijós, evadidos do litoral fluminense e já pacificados.
Consta que os primeiros brancos a povoar a região teriam sido José Gomes de Oliveira e Vicente Lopes.
No final do século XVIII, possivelmente,por volta 1795,os então moradores ergueram uma capela, situada atrás da Serra da Pedra Menina.
Essa Capela foi dedicada a Nossa Senhora das Dores, sendo freguesia de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete).
Surge desse modo, o arraial de 'Capela Nova das Dores'.
O núcleo começou a se desenvolver em suas cercanias, sendo que José Gomes e Vicente Lopes vieram à região em busca de ouro e pedras preciosas, atividade que determinou o início da povoação.
Depois, a agricultura foi introduzida, primeiro para subsistência e, mais tarde com finalidade econômica.
Em 1856, o Bispo de Mariana, Dom Domingos da Encarnação Pontível, autorizou a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Capela Nova, tendo como primeiro vigário o Padre Agostinho Cezar Andrade.
O topônimo, Capela Nova, originou-se da construçao da capelinha na localidade e, para distinguir das demais capelas da redondeza,recebia o nome de Capela Nova.
GENTÍLICO: CAPELANOVENSE FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA: Distrito de Capela Nova, criado por Lei Provincial nº 767, de 02 de maio de 1856 e por Lei Estadual nº2, de 14 de setembro de 1891.
Capela Nova das Dores permaneceu como distrito de Conselheiro Lafaiete até 1923, quando passou a integrar o Município de Carandaí.
O decreto de 17 de dezembro de 1938 reduziu a denominação de 'Capela Nova das Dores' para 'Capela Nova'.
Em 12 de dezembro de 1953, pela lei Estadual nº 1039, foi elevado à categoria de Município, conservando o mesmo topônimo.
É subordinado judicialmente à Comarca de Carandaí.
O Município é constituído de apenas 1(um) Distrito: Capela Nova.
IBGE