Conheça um pouco mais da história da cidade de Cordislândia no estado de Minas Gerais (MG) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Cordislândia - MG
HISTÓRICO:A região banhada parcialmente pelo rio Sapucaí, onde está incrustado o Município, teve os bravos índios Abatingueiras como seus primitivos habitantes, sendo eles, posteriormente, eliminados pelos Cataguás.
Quanto ao território cordislandense, sem registros seguros da presença indígena, recebeu o colonizador branco a partir de 1.
860, quando o fazendeiro José Paredes Viana, pernambucano que residia na Fazenda Ipiranga, localizada nestas paragens, fundou um povoado com a denominação de Paredes.
Contemplado com solo fértil o território foi logo povoado graças ao afluxo de novos moradores, atraídos pela facilidade de formação de lavouras.
Algum tempo após o início da edificação do arraial, Joaquim Silvério Grilo e José Máximo doaram terrenos para as primeiras construções, inclusive o cemitério e a igreja.
Em 1.
889, instalava-se uma escola tendo D.
Vitalina Pereira como professora e, logo a seguir, criava-se a Agência Postal sendo seu agente o Sr.
Francisco Tomaz Arantes.
Em 1.
930, inaugurava-se a iluminação elétrica.
Em 1.
945 era criada a Paróquia, tendo o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro.
Ainda hoje, a principal atividade econômica do município é a agropecuária, com a produção de café e leite.
O nome de Paredes do Sapucaí foi adotado em 1.
911, em substituição ao primitivo nome de Paredes.
Com a criação do município, em 1.
962, foi mudado para a denominação atual de Cordislândia.
O topônimo, que significa terra do coração, originou-se de homenagemm prestada ao padroeiro da cidade, Sagrado Coração de Jesus.
GENTÍLICO: Cordislandense.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:O distrito, com a denominação de Paredes do Sapucaí e pertencendo ao município de São Gonçalo do Sapucaí, foi criado pela Lei n.
º 556, de 30 de agosto de 1.
911.
O município foi criado pela Lei n.
º 2.
764, de 30 de dezembro de 1.
962, alterando-se a denominação de Paredes do Sapucaí para Cordislândia.
Trata-se de município de distrito único.
Monografias do IBGE Agência do IBGE em Varginha/MG