Conheça um pouco mais da história da cidade de Engenho Velho no estado de Rio Grande Do Sul (RS) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Engenho Velho - RS
Até por volta de 1920, o futuro município de Engenho Velho constituía-se de um minúsculo povoado margeando o Arroio Lajeado dos Lopes, cujas terras na sua maioria pertenciam a Antonio Valério (vulgo Capitão Valério).
O lugarejo era conhecido por Povoado dos Valérios.
As terras situadas à margem direita da bacia do Lajeado Grande, principal rio do município, constituíam-se em reserva indígena e florestal a partir da cabeceira do Arroio dos Índios.
A madeira da região atraiu descendentes de italianos, que saíram da região colonial da Serra para aqui instalarem uma serraria.
A partir da década de 1940, o povoamento da região se intensificou com a chegada de mais famílias; com o passar dos tempos, a madeira foi escasseando e a primeira serraria, chamada pelos italianos de ?engenho?, foi desativada, daí a origem do segundo nome de povoado, Engenho Velho.
A partir de 1996, o município passou por uma enorme transformação.
Os índios caingangues retomaram o direito à posse da Reserva da Serrinha: cerca de 53% da área do município se tornava reserva indígena.
Os colonos brancos foram indenizados, e deixaram as terras da reserva, deslocando-se para outros municípios.
ENGENHO VELHO (RS).
Câmara de Vereadores.
Disponível em: http://www.
engenhovelho.
rs.
leg.
br/institucional/historia.
Acesso em: 06 jul.
2017.