Conheça um pouco mais da história da cidade de Iguatama no estado de Minas Gerais (MG) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Iguatama - MG
O primitivo nome do local que hoje se denomina Iguatama foi ?Porto Real?.
No início de século passado, o Governo imperial determinou a abertura de uma estrada que ligasse os sertões de Goiás, Triângulo e Oeste de Minas às capitais da Província e do Império.
No local onde a mesma cruzou o São Francisco, mandou instalar uma balsa e, já em 1830, havia ali, também, um Posto Fiscal.
O porto de travessia recebeu a denominação de ?Porto Real?, por óbvias razões.
O primitivo Balseiro e desbravador dos arredores chamava-se Faustino Lopes de Camargo.
Não tardou que algumas ruas fossem abertas ao longo da margem, criando-se o primeiro povoado com forasteiros que ali se iam fixando, sendo a primeira família a da viúva de Francisco Correia Pamplona, D.
Bernardina Francisca de Paula Pamplona, que o fez num vastíssimo latifúndio.
Em 1825, o pequeno povoado sentiu necessidade de afastar-se da excessiva proximidade do rio, naturalmente para evitar surpresas desagradáveis nos períodos de elevação do nível das águas; providenciou-se a mudança para local mais elevado, e o terreno escolhido, de propriedade da aludida viúva Pamplona, foi por ela doado ao patrimônio da capela de N.
Senhora da Abadia, a 4 de janeiro de 1826.
De 1826 a 1873, pouco se sabe sobre a vida do povoado.
Em 1873, constituiu-se uma sociedade dirigida pelo cap.
João Garcia Leão, com a finalidade de se construir uma ponte acima da travessia da balsa, sendo feita em aroeira e inaugurada a 16 de agosto de 1877.
Em 1957, há uma ponte de cimento armado no local, mas alguns esteios e vigas de aroeira da antiga permaneceram, resistindo às águas e ao tempo, oitenta anos depois.
A Igreja local foi erguida em 1862, por Domingos Gonçalves de Carvalho.
Reformada, posteriormente, continuaram os altares antigos, em estilo colonial.
O topônimo Iguatama é recente, aparecendo pela primeira vez, oficialmente, em 31 de dezembro de 1943, no documento que criou o município; é formado de elementos indígenas e significa ?Terra do Rio Curvo?.
A economia, no passado, prendeu-se às atividades rurais; houve, também, uma desaparecida ou quase, restando outras de pequeníssimo desenvolvimento.
Prefeitura Municipal.
2009.