Conheça um pouco mais da história da cidade de Indiana no estado de São Paulo (SP) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Indiana - SP
INDIANA SÃO PAULO HISTÓRICO Até o ano de 1906, as bacias do Rio Feio, Rio do Peixe, Santo Anastácio e o baixo Paranapanema, figuravam nos mapas de São Paulo como ? zona desconhecida e desabitada ?.
Do lado do Mato Grosso, a parte fronteira, se achava nas mesma condições, e os habitantes do sul de ambos os Estados, só podiam alcançar a Capital de São Paulo e o Rio de Janeiro, indo pelo rio Paraguai ou por Uberaba- MG.
Havia portanto, grande e premente necessidade de abrir-se comunicação entre estes dois Estados.
Dr.
Francisco Tibiriça, Paulista empreendedor, entrou em contato com os Governos de São Paulo e Mato Grosso e obteve concessão para abrir uma Estrada de Rodagem que, partindo de São Matheus, na comarca de Campos Novos do Paranapanema, em São Paulo, atravessando o Rio Paraná, fosse sair em Vacaria, em Mato Grosso.
Para o empreendimento, o Dr.
Tibiriça formou uma sociedade, com o Coronel Arthur de Aguiar Diederichsen, proprietário de grandes fazendas de café na região de Ribeirão Preto, tido como homem de ação.
A firma tomou o nome de ?Diederichsen & Tibiriça?, iniciando os trabalhos em maio de 1906.
Para chefiar esses trabalhos foi contratado o Capitão Francisco Whitaker.
No inicio da construção, a área era habitada pelos índios Coroados, Guaicurus, Terenos, Tupis, Guaranis e Tupiniquins, com os quais foi necessário manter contato para que não houvessem lutas.
Para esses contatos, foram utilizados os conhecimentos do Sertanista - Coronel Francisco Sanches de Figueiredo.
Inicialmente, foi aberto o ? Porto Tibiriça?, hoje, Porto VX, para recebimento e partida de tudo que seria utilizado na construção da Estrada.
Foi estabelecido nos campos de ? Laranja Doce? um posto de recursos.
Para dirigi-lo foi chamado Alonso Junqueira, que construiu o primeiro rancho coberto com zinco, no local onde hoje se encontra o centro de Indiana.
O nome ? Indiana? decorre dos inúmeros grupos Indígenas que habitavam a região.
O povoado que nasceu, serviu como base da Cia.
Viação São Paulo- Mato Grosso, a fim de controlar a Estrada da Boiadeira de São Matheus, que ligava Campos Novos a Porto Tibiriça, que hoje se encontra desativada.
São considerados os fundadores do Município o Capitão Francisco Witaker, o Coronel Arthur de Aguiar Diederichsen e Alonso Junqueira.
Elevado a Distrito de Paz e incorporado ao Município e comarca de Presidente Prudente pelo Decreto n.
º 6638, de 31 de agosto de 1934, foi incorporado ao Município de Regente Feijó, pelo Decreto n.
º 7262, de 28 de janeiro de 1935.
Indiana passou a Município, na comarca de Martinópolis, pela Lei N.
º 233, de 24 de dezembro de 1948.
A Partir de 1949, o Município ganhou grande impulso.
Foram Construídas várias pontes, a Estrada de Rodagem ligando Rodovia Oficial, bem como melhoramentos nas Vias Públicas.
Seu primeiro Prefeito foi Elias Salomão, o Vice-Prefeito Francisco Belo Galindo com período de gestão de 1949 a 1953.
GENTÍLICO: INDIANENSE FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA Distrito criado com a denominação de Indiana, por Decreto nº 6638, de 31 de agosto de 1934, no Município de Presidente Prudente.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Indiana é distrito judiciário do Município de Presidente Prudente.
No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Indiana figura no Município de Regente Feijó, pertencente ao termo e comarca de Presidente Prudente.
No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 19391943, o Distrito de Indiana permanece no Município de Regente Feijó.
Assim figurando no quadro fixado, pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, para vigorar em 1945-1948.
Foi incorporado ao Município de Regente Feijó, pelo Decreto nº 7262, de 28 de junho de 1935.
Elevado à categoria de município com a denominação de Indiana, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Regente Feijó.
Constituído do Distrito Sede.
Sua instalação verificou-se no dia 17 de março de 1949.
Assim aparece no quadro territorial fixado pela Lei nº 2456, de 30-XII-53 para vigorar no período 1954-1958.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituido do Distrito Sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
IBGE