Conheça um pouco mais da história da cidade de Itinga do Maranhão no estado de Maranhão (MA) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Itinga do Maranhão - MA
Itinga do Maranhão Maranhão - MA Histórico Em 1959, em decorrência da construção da rodovia Belém-Brasília, foi criado um pequeno povoado às margens do Rio Itinga, rio este qeu mais tarde daria nome ao povoado, fato ocorrido durante o governo de Jucelino Kubscheck de Oliveira.
Teve como primeiros moradores, Manoel Pereira de Carvalho (Manoel Ventinha), Manoel da Silva (Manoel Baixinho) e Manoel Barros (Manoel Tratorista).
Outro motivo que estimulou a sua criação foi a implantação do Posto Fiscal, na fronteira.
Nesta época, chegou a família do Sr.
João Barbosa Botelho, cuja esposa, Luíza Botelho da Costa, foi a primeira professora na localidade, na Escola Catulo da Paixão Cearense.
Com vistas ao crescimento da localidade, instalou-se a Igreja Católica, tendo como primeiro padre o Frei Noé.
Em seguida, seu primeiro Hospital, Cristo Rei, tendo como médico o Dr.
José dos Santos.
O povoado foi elevado a cidade pela Lei Nº 6.
147, de 10 de novembro de 1994, desmembrado do município de Açailândia.
O município de Itinga limita-se ao Norte com Estado do Pará; a Leste com o município de Açailândia; a Oeste com o município de Açailândia e ao Sul com o município de Açailândia.
Gentílico: itinguense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrtito com a denominação de Itinga do Maranhão, pela lei etadual nº 6147, de 10-11-1994, desmembrado de Açailândia.
Sede no atual distrito de Itinga do Maranhão ex-povoado de Itinga.
Constituído do distrito sede.
Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
IBGE