Conheça um pouco mais da história da cidade de Lauro Muller no estado de Santa Catarina (SC) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Lauro Muller - SC
Lauro Müller Santa Catarina - SC Histórico: A descoberta das jazidas carboníferas de Lauro Müller, datam de 1841, quando o Dr.
Parigot, comissionado pelo Governo, visitou a região, em estudos geológicos.
Os primeiros indícios da existência de hulla negra foram dados em Laguna por tropeiros, procedentes do Planalto Serrano, que estacionavam na localidade de Barro Branco, juntando pedras para usá-las como trempe e notando que as mesmas ardiam, desconhecendo tratar-se de carvão mineral.
O fenômeno foi por eles relatado, posteriormente.
Em 1861, o Governo celebrou contrato com o Visconde de Taunay para a lavra de carvão mineral, numa área de 2 léguas quadradas, muitas vezes prorrogado e, finalmente, renovado em 1880.
Em 1874, o Governo Imperial dava aos ingleses a concessão para construir a Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, inaugurada em 1885, ano portanto, da fundação da localidade de Lauro Müller, com a vinda dos ingleses para explorarem o carvão, o que fizeram até o ano de 1912.
A 25 de setembro de 1905, a então estação das Minas passou à denominação de Lauro Müller, dada pelo engenheiro Álvaro Rodovalho Marcondes dos Reis, em homenagem ao então Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas, Lauro Severiano Müller.
Em maio de 1916, Henrique Lage reiniciou os trabalhos de extração do carvão, trazendo o engenheiro suíço Walter Verterli, a fim de proceder a sondagem e conhecer as possibilidades das jazidas.
Foi o mesmo nomeado gerente das então Minas e Lauro Müller, ficando a localidade mais conhecida pelo topônimo de Minas.
Gentílico: lauromülense ou lauro-milense Formação Administrativa: Distrito criado com a denominação de Lauro Muller, pela lei municipal nº 14 de 14-10 1921, subordinado ao município de Orleans.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Luro Muller figura no município de Orleans.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Lauro Muller permanece no município de Orleans.
Em divisão territorial datada de 1-07-1955, o distrito de Lauro Muller permanece no município de Orleans.
Elevado à categoria de município com a denominação de Lauro Muller, pela lei estadual nº 273, de 06-12-1956, desmembrado de Orleans.
Sede no antigo distrito de Lauro Miller.
Constituído do distrito sede.
Instalado em 20-01-1957.
Pela lei municipal nº 2, de 17-06-1958, são criados os distritos de Barro Branco Guatá ex-povoados e anexado ao município de Lauro Muller.
Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído de 3 distritos: Lauro Muller, Barro Branco e Guatá.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-05-2001.
IBGE