Conheça um pouco mais da história da cidade de Paraguaçu Paulista no estado de São Paulo (SP) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Paraguaçu Paulista - SP
Segundo registro histórico, José Teodoro de Souza foi o mais antigo posseiro da região.
Em 1871, vendeu terras situadas no atual Distrito de Conceição de Monte Alegre a Antônio de Paiva e a Manoel Pereira Alvim.
Este último, tendo-se estabelecido às margens do Córrego Bugio, na cabeceira do Ribeirão São Mateus, aí plantou cerca de 2000 pés de café, fator indubitável da fixação.
Conceição de Monte Alegre compreendia uma área das barrancas do rio Paraná, entre os rios Paranapanema e Peixe, incluindo todas as vertentes deste último.
José Teodoro da Silva, Jerônimo Vieira, Capitão Olímpio Viriato, Vicente Henrique Silva, os Paiva, os Pereira Alvim, os Carvalho, os Moreira e outros instalaram-se com suas famílias no sertão, onde, não raro, se viram obrigados a travar combates com os indígenas, das tribos dos Caiúas, Xavantes e Coroados.
Domingos Paulino Vieira loteou as terras circunvizinhas à estação ferroviária em construção, o que deu começo ao povoado de Moita Bonita.
O topônimo Paraguaçu é de origem tupi-guarani e significa Grande Mar ou Rio Grande.
PARAGUAÇU PAULISTA (SP).
In: Enciclopédia dos municípios brasileiros.
Rio de Janeiro: IBGE, 1957-1964.
v.
29, p.
225-229.
Disponível em: https://biblioteca.
ibge.
gov.
br/visualizacao/livros/liv27295_29.
pdf .
Acesso em: 11 de fev.
2020.