Conheça um pouco mais da história da cidade de Santa Ernestina no estado de São Paulo (SP) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Santa Ernestina - SP
Santa Ernestina São Paulo - SP Histórico Após a construção de uma estação da Estrada de Ferro Araraquarense, em 1901, os irmãos Teixeira, proprietários das terras locais, autorizaram João Lourenço Leite a proceder um loteamento para formação da Vila de Santa Ernestina, assim denominada em homenagem à esposa de Carlos Leôncio de Magalhães, um dos fundadores da ferrovia.
O rápido progresso alcançado com a cafeicultura possibilitou a criação do Distrito, em 1924.
Mas as sucessivas crises do café provocaram um período de retração, somente superado entre os anos 1950-1960, quando passaram a ser plantados laranjais na região.
O novo surto de progresso de Santa Ernestina originou sua emancipação, em 1964.
Nessa época passaram a ser cultivadas, também, a cana-de-açúcar, atualmente a principal atividade local.
Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Santa Ernestina, pela lei estadual nº 1441, de 19 de dezembro de 1914, subordinado ao município de Taquaritinga.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Santa Ernestina figura no município de Taquaritinga.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Ernestina, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Taquaritinga.
Sede no antigo distrito de Santa Ernestina.
Constituído do distrito sede.
Instalado em 21-03-1965.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.