Conheça um pouco mais da história da cidade de Soledade de Minas no estado de Minas Gerais (MG) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de Soledade de Minas - MG
HISTÓRIOCO - A Notícia mais remota sobre o povoamento do lugar em que está situado o município é o que se refere aos Irmaõs Inácio e Severo Teixeira, os quais, já aí residindo em 1850, construíram sobre o Rio Verde uma ponte que ficou conhecida pela denominação de Ponte dos Teixeiras.
Outros moradores aí também ja se encontravam na mesma época e se dedicavam à agricultura e à criação de gado, tais como Julião Carlos dos Santos, José Teixeira da Silva, Dâmaso Gabriel de Andrade, José Joaquim de Carvalho e Justo Francisco Maciel.
Iniciadas as construções ferroviárias na região sul-mineira, foram inauguradas várias estações em 14 de julho de 1884, sendo uma delas a que deu origem a atual cidade e que recebeu o nome de Soledade, provindo de antiga fazenda aí existente.
Essa estação passou a constituir entroncamento de dois ramais que teriam mais tarde grande importância nas comunicações da região, contribuindo dessa forma para o rápido desenvolvimento da população, elevada à categoria de Distrito pela Lei municipal nº 2, de 17 de abril de 1893.
Criado o município de Caxambú, pela Lei estadual nº 319, de 16 de setembro de 1901, foi considerado o Distrito de Soledade como uma das unidades distritais do mesmo componentes.
Pelo Decreto-lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado o município com o Distrito único de Soledade, que passou à denominação de Ibatuba, pelo Decreto-lei nº 1059, de 31 de dezembro de 1943, substituída, mais tarde, pela de Soledade de Minas, por força de Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948.
O município de Soledade de Minas, está subordinado juridicialmente à Comarca de Carmo de Minas (ex Silvestre Ferraz)
ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIRO